top of page

Como tecnologia está mudando nossa vida?

A tecnologia faz parte da nossa rotina. Se antes ela ficava só no plano da ficção científica, agora, ela virou realidade e foi integrada ao nosso dia a dia. E o melhor: está cada vez mais com valores acessíveis.

A realidade virtual e a realidade aumentada são exemplos disso. Antes, elas eram restritas a um pequeno grupo de pessoas. Mas há um pouco mais de um ano, a realidade aumentada ganhou as ruas com a febre do Pokémon Go.

Já a realidade virtual tem sido usada como uma possibilidade de materializar, com precisão, serviços ou projetos que ainda serão prestados aos consumidores. Com a realidade virtual é possível proporcionar, literalmente, uma nova perspectiva de ambientes que ainda serão feitos.

Através da inserção de um projeto produzido em 3D em um óculos de realidade virtual, nós não só apresentamos aos clientes a visão total do ambiente que está sendo projetado, mas também a possibilidade de caminhar por esse novo local interagindo com os objetos.

Tecnologia a preços acessíveis

A tecnologia tem ficado cada vez menos restrita ao laboratório. Ela está sendo desenvolvida em versão beta, sempre espelhada no nosso dia a dia e com investimentos reduzidos.

A USP já está com o protótipo pronto de uma televisão em 3D. Chamada de Orbe-VR, a nova tendência é uma tela de projeção esférica com 30 centímetros de diâmetros com 2 projetores do tamanho de caixas de fósforos que ficam na base.

Com técnicas de eletrônica e ótica, a nova televisão 3D parece materializar os objetos na esfera. A proposta tem um preço bem acessível: apenas R$ 1,5 mil. Valor menor do que de uma televisão disponível hoje no mercado. E se for feita em grande escala, esse valor ainda pode ser reduzido ainda mais.

Mais tecnologia para a próxima década

A tecnologia veio para ficar em nosso dia a dia. A pesquisa produzida pelo Global Agenda Council, do Fórum Econômico Mundial, mostra como a tecnologia trará novas possibilidades para nossa rotina daqui a apenas pouco mais de 10 anos.

A nanofibra será capaz de filtrar o sal da água do mar. Com a possibilidade de separar essas partículas minúsculas da água, o possível problema da escassez da água no mundo poderá ser resolvido.

As aulas passarão a ser mais produtivas e interativas. As explicações dos professores serão substituídas pela realidade virtual. Já em um estágio mais avançado, ela proporcionará aos alunos conhecerem, por exemplo, fatos históricos através de projeções 3D. Ou seja: é como se o professor guiasse os alunos por uma viagem no tempo.

Tecnologia a favor do coletivo

A corrupção poderá, enfim, nos dar uma trégua. 30% dos empregos de colarinho branco serão substituídos pela inteligência artificial. Ela será responsável por automatizar as tomadas de decisões estratégicas.

As cidades serão inteligentes. Já daqui a 9 anos, teremos a primeira cidade de 50 mil habitantes sem nenhum semáforo. As estradas e as ruas serão conectadas à internet. Sensores transmitirão dados aos motoristas para os ajudar no trânsito.

Nada mais nada menos que 80% das pessoas no mundo estarão conectadas à internet. A presença digital passará a ser ligada a presença física. E com a expansão maciça da internet, chega a internet das coisas para fazer parte do nosso dia a dia.

Todos os objetos estarão conectados a uma infraestrutura de comunicação. Sensores farão com que as pessoas tenham total controle dos ambientes onde elas estarão convivem.

Sem nossos smartphones

Deixaremos de lado o drama de esquecer nossos smartphones em casa. Eles serão implantados em nosso corpo e serão inteligentes. O smatphone será capaz de identificar doenças, enviar dados a equipes médicas em casos de urgência e até mesmo comprar remédios através de receitas on-line.

A tecnologia mudou e está mudando, permanentemente, nosso comportamento. Há um bom tempo, a tecnologia saiu das telonas veio para ficar de vez em nossa vida. Agora, vivemos em versão beta. E sempre ficamos melhores hoje do que ontem por causa da tecnologia.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page